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 Como gerir a terceirização de mão de obra

Como gerir a terceirização de mão de obra

A terceirização de mão de obra não é novidade. Há sempre empresas no mercado que procuram terceirizar para atender suas necessidades, sejam serviços ou funcionários.

E desde 2017, com as pequenas reformas trabalhistas, a terceirização no Brasil ficou mais fácil e prática.

Além disso, a terceirização se expandiu. Por exemplo, se antes era mais comum terceirizar apenas profissionais de limpeza, atendimento, divulgação e segurança, diversos outros setores contam com a terceirização de profissionais.

No entanto, é importante desenvolver boas práticas de gestão para o seu evento, mesmo sob o controle e supervisão de outra empresa.

Benefícios de terceirização e requisitos de gestão – terceirização de mão de obra

  • Melhorar a qualidade do serviço – As atividades podem ser terceirizadas para dar suporte ao negócio, ou seja, atividades que não estão diretamente ligadas às atividades da empresa, mas são importantes, como limpeza e segurança.Uma vantagem é contratar fornecedores especializados nessas áreas e com potencial para oferecer um serviço de alta qualidade. As empresas contratantes são especialistas em todas as etapas da terceirização e empregam profissionais com expertise e conhecimento técnico diferenciados, treinados para executar com excelência as atividades planejadas.

 

  • Falta de vínculo empregatício – essa é uma grande vantagem da terceirização do processo, pois reduz os custos de contratação. Desde 2017, com a Reforma Trabalhista através da Lei n.º 13.467 no Brasil foi liberada a terceirização ampla e irrestrita de mão de obra sem estabelecer vínculo empregatício. Antes os trabalhadores terceirizados se limitavam a atividades secundárias como hotelaria, jardinagem, limpeza e segurança, agora podem exercer qualquer função, até mesmo a atividade principal da empresa contratante. Isso significa que as empresas poderão contratar diferentes categorias de funcionários por meio da terceirização, e as empresas contratantes assumirão obrigações trabalhistas. Isso também reduz o tempo de recrutamento.

 

  • Despesas Reduzidas – A terceirização tem o benefício da redução de despesas, o que afeta a gestão do negócio. Despesas como recrutamento, demissões, treinamento, seleção e até gestão de pessoas são marcadas pela empresa contratante, e não pela empresa contratante. Além disso, os custos financeiros, incluindo salários, seguros, férias e benefícios, não serão arcados pelo contratado nem será responsável por este gerenciamento de documentos.

 

  • Segurança no recrutamento – Outra vantagem é a maior segurança no recrutamento de profissionais, pois falhas no processo seletivo podem gerar conflitos e prejudicar a marca empregadora. No entanto, ao contratar uma empresa terceirizada, é responsabilidade da empresa contratada garantir todas as informações sobre os colaboradores, testar suas habilidades e aderir às normas e requisitos de segurança necessários.

 

  • Priorização de Investimentos – Ao terceirizar funcionários e gerenciar adequadamente a terceirização de mão de obra, as empresas podem garantir uma importante diferenciação competitiva, pois esses funcionários estão sobrecarregados e as despesas são reduzidas. Além de permitir o investimento em outras áreas, os gestores também podem ter uma divisão de responsabilidades mais justa e adequada. Funcionários fixos e terceirizados serão direcionados para tarefas mais importantes e de forma mais planejada.

 

  • Facilidade de substituição – Contratar e demitir funcionários usando o modelo CLT não é fácil, nem barato. Na hora de trocar de funcionário, todo o processo é realizado rigorosamente de acordo com a lei, e nem sempre há tempo suficiente para que a produtividade não seja comprometida. Demissões, novas contratações e suas despesas, contratação e treinamento de novos profissionais sobrecarrega outros funcionários, despesas e burocracia: tudo isso é um entrave à produtividade. A maioria desses problemas são resolvidos com a contratação de uma empresa especializada em terceirização.

Melhores práticas para gerenciamento de terceirização 

Aqui estão algumas práticas que podem otimizar a gestão de outsourcing:

  • Escolha uma ferramenta de gestão digital – Assim como o RH possui recursos de software de gestão, existem ferramentas que possuem a capacidade de gerenciar trabalhadores terceirizados. Existe até algum software específico neste caso. É importante consolidar todas as informações sobre as pessoas contratadas dessa forma para uma gestão mais enxuta e ágil.

 

  • Verifique a regularidade da contratação de funcionários – Investigue quais empresas estão terceirizando, qual é a relação delas com os funcionários que contrata e quem será terceirizado. Saiba se há pendências financeiras ou judiciais, se ainda há impostos devidos, como INSS e FGTS, e outras informações. Além de ser importante para seus funcionários, também é importante para sua empresa, para que não seja acusada de descumprir as leis trabalhistas. Se os trabalhadores processarem as empresas, suas agências também devem responder na justiça.

  • Conheça os serviços oferecidos – Pesquise o que está disponível por meio de terceirização e quais serviços sua empresa precisa contratar – limpeza, segurança, atendimento ao cliente, etc. Um contrato centralizado com apenas uma empresa pode ser uma saída mais econômica e interessante.

 

  • Pesquise as opiniões de outros clientes – Confira o que as pessoas vivenciaram, como tem sido o atendimento e os resultados obtidos. Pesquisar a reputação de uma empresa nas redes sociais e plataformas de opinião de usuários também é uma dica.

 

  • Fique atento aos contratos – após a primeira experiência, com o primeiro contato, é hora de fechar o negócio para que o serviço possa começar. Uma boa avaliação de todas as condições do contrato – o número de funcionários disponíveis, carga de trabalho e valor. Veja se existe cláusula para troca de colaboradores e como ampliar a equipe.

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